vrijdag 13 mei 2011

Reciclagem na Holanda - Parte 1

O lixo, e como os holandêses convivem com ele sempre foi um assunto que muito me interessou.
Ainda me lembro, em 1996, que uma das primeiras coisas que me chamaram a atenção na vida doméstica foi o fato de também sermos responsáveis pela reciclagem do lixo.
"Vivian, aqui jogamos o lixo geral da casa e no outro lixo os dejetos provenientes des alimentos e do jardim."
"Como assim???"
Em São Paulo já se falava no assunto e Curitiba se não me engano estava iniciando o projeto na cidade.
Aqui na Holanda não apenas o governo (ou os miseráveis) é responsável pela coleta.O cidadão também é responsável por está tarefa diária.

Consciente desde cedo!

No dia a dia está tarefa doméstica se resume em separar o lixo em diversos recipientes.
Aqui em casa temos o conteiner verde  para os restos de alimentos, plantas e folhas do jardim.



Groente, Fruit en Tuinafal


Como temos um volkstuin ainda separamos este lixo em dois tipos. Alimentos cozidos depositamos no conteiner verde cedido e recolhido pela prefeitura e no outro conteiner colocamos restos de vegetais e folhas do jardim. Este composto será usado no nosso jardim e na horta.

A coleta depende do que foi determinado pela prefeitura. Em cidades grandes como Amsterdam o lixo não é separado, o que me causa estranhesa ao visitar amigos e vê-los jogar o lixo sem antes separá-lo.  No caso de Amsterdam a escolha foi feita tendo como base o custo e o transtorno que a coleta causaria na cidade.

Aqui em Cuijk (cidade de aproximadamente 17.000 habitantes) todo o lixo tem um destino diferente. No final do ano é distribuído um calendário e um folheto, com as datas de coleta e as regras aplicadas.

O lixo geral /restafval (por exemplo do banheiro/cozinha) é depositado em sacos produzidos pela prefeitura e vendidos nos supermecados locais.

Cerca de 1 euro por saco. Rolos com 10 unidades.


A coleta deste lixo ocorre no nosso caso às quintas-feiras. Uma semana recolhem o container verde e na outra os sacos (tariefzaken)...o que não deixa de ser desagradável no verão com temperaturas altas. O lixo fica 2 semanas em casa (garagem).
Agora lendo o site da nossa prefeitura http://www.afval.rmb.nl/content.asp?kid=10005943 percebo que algumas regrinha não são respeitadas, nem por mim nem pelos outros moradores. Um exemplo é o fato de colocarmos o lixo na quarta à noite antes das 22.00...PROIBIDO!!! Para maiores esclarecimentos aconselho que você visite o site de sua prefeitura.

Não podemos nos esquecer dos plásticos.
Aqui o plástico também possui um saco especial, assim com regras a serem cumpridas (impressas no próprio saco).
O saco é destribuído gratuitamente e recolhedo de 3 em 3 semanas. Na nossa família (2 adultos e 1 criança) pruduzimos 1 saco por semana, o que sempre me assusta. "Nossa quanto plástico!" ... isso ainda sem contar com o fato de que nos preocupamos com o meio ambiente.
Esse lixo também pode ser entregue no "milieustraat".




O papel também recebe atenção especial.
Tudo é separado e recolhido 1 vez por mês. Esse lixo pode ser entregue no milieustraat ou em outros pontos da cidade. Aqui ele é entregue numa praça e o dinheiro recebido vai para associações.

Para quem quiser mais informações sobre o assunto indico o vídeo abaixo publicado pela Band News. A Band dedicou esta semana à Holanda e todos os dias foram apresentadas matérias sobre a Holanda.



Geen opmerkingen:

Een reactie posten