woensdag 4 mei 2011

4 de Maio - Relembrando a Segunda Guerra

Maio na Holanda é o mês em que relembramos os mortos na Segunda Guerra Mundial.
O assunto está presente em vários documentários e filmes na TV. Não tem como não parar e pensar no que uma guerra significa e como devemos ser felizes por morar em um país democrático e sem guerra.
A atenção dada ao tema é grande pois a história não pode ser esquecida!
No Brasil ouvia falar da Segunda Guerra Mundial apenas nos livros de história. Ao me mudar para a Holanda em 1996 pude realmente sentir o que isso realmente significa. Os avós do meu marido por exemplo chegaram a abrigar judeus, arriscando a própria vida.
A cidadezinha aonde moro fica às margens de um rio. Bunkers não faltam e a Alemanha é logo alí do outro lado do rio.
Nunca me esqueço o impacto do  meu primeiro 4/5 de maio. Passeavámos em um parque da cidade e de repente nos deparamos com um grupo de veteranos da Segunda Guerra que levavam flores para homenagear os que não sobreviveram a este triste ( e vergonhoso) período da história.
Mesmo sem ter perdido parentes ou amigos me emocionei e continuo me emocionando todo ano.
Depois de vários anos vivendo aqui continuo me emocionando neste dia.
Às 20:00 todos ficam em silêncio por dois minutos...e nós aqui em casa também...sssss

Praça O Dam em Amsterdam às 20:00



Rainha Beatrix e Príncipe Alexander






              

Geen opmerkingen:

Een reactie posten