maandag 6 juni 2011

Como não como carne???

Desde janeiro não como mais carne.
O processo teve início com a minha vinda à Holanda. Logo no início o que mais me chamou a atenção foi o fato de que a carne não fazia parte do prato diário do holandês e que quando fazia, era em quantidades bem menores do que estava acostumada a ver no Brasil.
Sem perceber comecei a comer menos carne. Não devo negar que no início o fator financeiro também contribuiu para a minha escolha. A carne aqui é cara.
Hoje em dia a escolha não tem apenas a ver com a minha própria saúde, o que em outra fase também já foi um motivo para a diminuição do consumo. A minha escolha atual tem a ver com a maneira como os animais são tratados (ou mal tratados).
Para alguns este assunto pode parecer frescura mas para mim é de grande importância principalmente quando se sabe como os animais são tratados e manipulados. O que importa é produzir o máximo pelo menor custo possível. Não concordo com isso e a única coisa que posso fazer é divulgar esta idéia e  esperar que cade vez mais pessoas deixem de comer carne, ou pelo menos diminuam o consumo e consumam carne orgânica.

Dica de leitura para aqueles que desejam parar de comer carne mas ainda precisam de um empurrãozinho:
 
Em português



Em holandês



O que comer então?
Naquela época não havia muitas opções para aqueles que queriam substituir ou diminuir o consumo de carne.
Hoje em dia, quase 15 anos depois, a oferta de produtos é enorme. Diversos supermecados possuem uma linha própria de produtos além dos oferecidos por fabricantes variados. Os produtos tem como base soja ou a proteína do leite.


Variações do supermercado AH: feitos de soja


Outra alternativa: proteína do leite



Tofu: tradicional





Um exemplo da pirâmide vegetariana


Como o assunto também é novo para mim aconselho que outros sites sejam visitados.
Um blog que sempre visito é o  http://brazilnut-nyc.blogspot.com/ . Super interessante. Informativo mas também com receitas e links que valem a pena serem visitados.
Como tenho dúvidas se estou ingerindo a quantidade necessária de vitaminas (principalmente B12) resolvi fazer um exame de sangue para me certificar que estou no caminho correto. Em breve a resposta...

Geen opmerkingen:

Een reactie posten